15 de março de 2011

LENTES QUE ACESSAM A INTERNET - SÉRIE: Tecnologia, um adianto ou uma ameaça? (Parte 2)

LENTES QUE ACESSAM A INTERNET:
Esses são exemplos da tecnologia que nos ajudam, creio eu né. Mas como não tem limites, vamos inovar direito então!

Imagine estar dirigindo seu carro e, ao mesmo tempo, você visualiza o GPS como se estivesse suspenso no ar. Você olha um monumento arquitetônico e no mesmo instante pode ver tudo o que se sabe sobre ele. Ou então, acessar a internet sem que ninguém perceba o que está fazendo.

Pois é! É assim que engenheiros e cientistas da Universidade de Washington, nos EUA, planejam o futuro. Estão desenvolvendo lentes de contato de silício com pequenos circuitos integrados que projetam imagens do tamanho do nosso olho. Seriam mesmo como monitores, permitindo ver ao mesmo tempo o mundo real e virtual.
As aplicações destas lentes são inúmeras e certamente irão revolucionar a forma como vemos as coisas. Dentre alguns dos seus recursos, podemos destacar o reconhecimento e a memorização de rostos, lugares, nomes, visualizar condições do tempo, o velocímetro do seu carro e muito mais. Os desenvolvedores do projeto disseram que as lentes em nada diferem das lentes convencionais, para correção de problemas de visão, a não ser pelo fato de possuírem um micro monitor ajustado ao olho humano.

As lentes ainda não estão sendo comercializadas e ainda não se sabe se poderão causar danos à visão. Mas o que se sabe é que em um futuro não muito distante elas serão combinadas à várias outras inovações, como os sensores vocais que podem enviar e receber as frequências das cordas vocais permitindo a chamada “telepatia virtual”, mas isto já é um outro assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário