
É pra quem está acostumado a ouvir falar de vulcões, jazers e etc.., vamos falar um tiquinho de Supervulcões.
Um amiguinho que está dormindo se encontra no Oceano Atlântico, Ilhas Canárias.
Se chama Cumbre Vieja, “Nome até bonitinho colocaria no meu filho”, esse é um vulcão, nem é um SUPER,

se esse carinha resolver acordar pra cuspir, nem precisamos nos preocupar com lava, o tsunami gerado pela explosão e o deslizamento da montanha já varreria boa parte.

Mas se um dos monstros chamados Super Vulcões explodir, ai sim você vai desejar muitas tsunamis para apagar, entre todos conhecidos a maioria está no fundo do mar.

A caldeira como é chamada a boca de um super vulcão tem uma área com centenas de quilômetros, você pode estar sentado em um e não sabe como a maioria dos Americanos estão.
O vulcão de Yellowstone é um desses monstros do planeta.

Olha isso!! Hehehe (não recomendado para quem tem problemas de coração \o/)
Cientistas estudam e monitoram esse Supervulcão, um dos maiores do planeta, que tem sua caldeira com mais de 60km de diâmetro, a anos. Todos os anos, o solo em Yellowstone, tem uma elevação, um inchaço, devido ao Magma e pressão interna da caldeira, esse inchaço é de 5 a 7 cm por ano. (uma catástrofe anunciada a séculos).

O problema é que no dia 19/01(2011) desse ano o Supervulcão deu uma respirada, inchou mesmo, uma grande área do parque se elevou em mais de 25cm de altura a uma velocidade surpreendente e vários lugares agora tem imensas rachaduras profundas que foram abertas por isso, inclusive na caldeira, com perda de magma por quilômetros terra a dentro. Os cientistas disseram que é um caso extraordinário de pressão vulcânica jamais visto e que não sabem se estamos lidando com uma pré-erupção.
No caso de uma explosão de um Supervulcão desses… seria algo equivalente a milhões de bombas nucleares, dizem os especialistas.
Consequencias da Erupção:
Se o vulcão Yellowstone entrasse em erupção, sua erupção duraria cinco dias. Cerca de três meses após a erupção uma nuvem de poeira vulcânica cobriria o Hemisfério Norte, fazendo as temperaturas baixarem para -30ºC. Ao mesmo tempo o Hemisfério Sul teria uma estação seca que duraria tempo indeterminado e temperaturas que chegariam a 50°C.
Imediatamente após a erupção um gás mortal e venenoso, chamado piroplastic que atingiria a temperatura de 900°C, se espalharia incinerando tudo em um raio de 1900km, devastando as regiões do Kansas, Nebraska, Livingstone, etc. Partículas do gás poderiam se espalhar ainda mais longe, matando várias pessoas por envenenamento ou asfixia.
Vídeozinho que achei só para nao deixar em branco!
De boa né?... Preparar um bom protetor solar que o calor vai ser de “Matar” hehehe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário